domingo, 21 de março de 2010

Simplicidade e felicidade

Não tenho mais dúvida: a felicidade realmente está em cultivar hábitos simples, como sugerira uma vez o guru Paramahansa Yogananda. Por vários momentos, depois de ler tal afirmação questionei. Não gostei, critiquei. Cheguei a pensar que ele também estava impregnado da consciência de miséria em que vive a sociedade atual e utilizava de seu poder de persuasão para incutir nas almas dos seres humanos ainda mais culpa e avareza. Mas NÃO!!!! Claro que não! Que boba eu fui... Que pequena... Como somos tolos ao deixarmos nossa MENTE insana nos dominar e tentar entender coisas que, como escreveu Shakespeare, estão muito além do que sonha nossa vã filosofia.

Meu intuito com este texto não é tentar fazê-los entender o que é ou onde está a tal felicidade. Acho que está mais do que claro que ela mora dentro de cada um e está onde a colocamos. O que queria era desabafar e deixá-los também com esta pulga atrás da orelha. Não creio ser possível dizer como cheguei a tal conclusão. Alguns de vocês dirão que para tudo o que me leva à simplicidade, também foi preciso o dinheiro e, por isso não me julgo capaz de explicar. É algo que senti no mais profundo do meu ser.

O capital é mais uma armadilha que nos foi colocada para cairmos na ilusão de que não podemos e, assim, seguirmos correndo atrás do próprio rabo, sem saber a que viemos e para onde estamos indo.

Sei que para muitos este texto parece coisa de maluco e, quer saber? Adoro!! Não quero sofrer da doença que está atolando a sociedade na maluquice e miséria profunda... Deus me livre de ser normal! Eu quero é ser feliz e parece que uma coisa não anda junto com a outra!!!

;-)

http://www.youtube.com/watch?v=6Z1MOnajjsk

6 comentários:

  1. kkkkkkk.

    Ótima msg! Ainda continuo correndo atrás do rabo.

    Mas meu balsamo é minha filha, simplismente minha...Ai a gente dá conta de que muitas insanidades as vezes valem a pena!!!! Só por eles, mas ensinando que o que a gente faz, nem sempre eles precisarão fazer isso dependerá de sua personalidade!!!
    Adorei suas palavras, fique em paz!!!
    Beijos J.P.Assis

    ResponderExcluir
  2. Saudades viu?! São pouquíssimos os que já se desvencilharam do próprio rabo, meu querido!!! Escrevo para espantar os males que me afligem... e olha que escrevo pouco... já dá pra imaginar porque todos os poetas morriam LOUCOS, não é mesmo? rs rs rs
    abraço de ursooooo... bjs

    ResponderExcluir
  3. Quando li o Bahgavad Guita percebi que o desapego e a renuncia aos melindres da vida são fundamentais para entender a nossa pequenez.
    O que sobra é a nossa consciência, e dela que devemos cuidar, sem dores nem horrores.
    O caminho da luz é um só, mas, as sombras das nossas vidas nos confundem a cada dia.
    Neste caminho só há uma maneira de devenciliar delas, é deixar transparecer a alma, somente assim elas não teram mais efeitos sob a luz.

    Ninguém, pois, acende uma luzerna e a cobre com alguma vasilha, ou a põe debaixo da cama; põe-na, sim, sobre um candeeiro, para que vejam a luz os que entram. Porque não há coisa encoberta, que não haja de ser manifestada; nem escondida, que não haja de saber-se e fazer-se pública. (Lucas, VIII: 16-17).

    ResponderExcluir
  4. pq a pergunta nao pode ser, pq todo grande mestre teve uma grande crise? os males que te afligem sao a busca de um significado, um pq maior. qdo paramos de buscar perdemos o sentido. é mais fácil ser normal e adormecer na doença da sociedade, do que enfrentar e buscar, o outro nao quer ver por isso repudia o que escancara a sua frente, pra se defender ele o chama de louco.....
    excelentes palavras... a gente constrói e desconstrói crenças e conceitos todo o tempo.
    beijos enormes com saudades....

    ResponderExcluir
  5. "Sei que para muitos este texto parece coisa de maluco e, quer saber? Adoro!!"

    O normal de Deus para o mundo é louco. O normal do mundo para Deus é nada.
    Está lindo o blog, parabéns!
    Beijo grande e a Luz no seu coração, agora, querida!!!!

    riva

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Riva... Obrigada pelo carinho e por estar tão conectado com o que quero dizer! Aha!!! bjs

    ResponderExcluir